Defesa Civil alerta para tempo instável com volumes elevados de chuva, ventos fortes e possibilidade de granizo em diversas regiões do estado
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para a continuidade do tempo instável nos próximos dias, em razão da passagem lenta de uma frente fria sobre o território paulista. O sistema deve provocar chuva persistente, por vezes forte, acompanhada de raios, rajadas de vento e chance isolada de granizo, aumentando o risco de transtornos em diferentes regiões.
Neste fim de semana a instabilidade será mais intensa nas regiões sul, central e leste do estado, onde são esperados os maiores acumulados de chuva. Com a precipitação constante, cresce o risco de alagamentos, enxurradas e outros problemas, sobretudo em áreas mais vulneráveis.
A previsão indica que, na segunda-feira (15), o sistema começará a avançar lentamente em direção ao Rio de Janeiro, mas ainda manterá chuva persistente em várias regiões do estado. Os acumulados seguem em elevação e o solo permanece bastante úmido.
Já na terça-feira (16), a frente fria continua seu deslocamento em direção ao Rio de Janeiro, favorecendo a entrada de ventos úmidos do mar. Essa circulação deve manter a chuva na faixa leste do estado, com novos aumentos nos acumulados.
Acumulados de chuva previstos
Muito altos
- Regiões de Presidente Prudente e Marília
- Regiões de Bauru e Araraquara
- Regiões de Campinas e Sorocaba
- Regiões de Itapeva e Registro
Acumulados altos
- Baixada Santista
- Vale do Paraíba
- Serra da Mantiqueira
- Litoral Norte
- Região Metropolitana de São Paulo
- Região de Ribeirão Preto
- Região de Franca
- Região de Barretos;
Acumulados médios
- Regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba.
Fonte: Band Jornalismo







