Deputada federal por SP está presa na Itália aguardanto está presa na Itália, para onde fugiu em julho após ter a condenação confirmada pela Justiça.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao seu mandato neste domingo, 14 de dezembro, em uma decisão comunicada à Câmara dos Deputados. A parlamentar está presa na Itália, para onde fugiu em julho após ter a condenação confirmada pela Justiça. Com a renúncia, a vaga será ocupada por seu suplente, Adilson Barroso (PL-SP).
O futuro político da deputada parecia ter uma sobrevida na madrugada da última sexta-feira (11/12), quando o Plenário da Câmara rejeitou a cassação. Na votação, foram registrados 227 votos pela perda do mandato e 170 pela manutenção. Eram necessários 257 votos para que a cassação fosse efetivada, o que resultou na permanência do mandato de Zambelli, contrariando a condenação judicial.
No entanto, o STF agiu rapidamente. No dia seguinte, o STF anulou a deliberação da Câmara e determinou a perda imediata do mandato da parlamentar e deu prazo de 48 horas para que o presidente da Câmara, Hugo Motta, dê posse ao suplente .
O Supremo apontou que a votação violava a Constituição Federal, que impõe a perda do mandato nos casos de condenação criminal com trânsito em julgado.
A renúncia de Carla Zambelli foi anunciada antes que a Câmara cumprisse a nova determinação do Supremo. Segundo aliados, a medida seria uma estratégia para preservar os direitos políticos da ex-deputada.
Fonte: CBN News







