Richard de Campos Silvério, de 18 anos, concluiu curso online em poucas horas e passou no exame após mudanças no processo de habilitação
O estudante Richard de Campos Silvério, de 18 anos, morador de Tatuí, no interior de São Paulo, tornou-se o primeiro brasileiro aprovado na prova teórica do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O exame foi realizado neste sábado (13/12), poucos dias após a entrada em vigor das novas regras que reformulam o processo de habilitação no país.
Richard iniciou o processo para obter a CNH em março deste ano, mas precisou interromper as aulas por falta de tempo. Com a publicação das mudanças, ele retomou a formação e concluiu o curso teórico de forma online em poucas horas, na última quinta-feira (9). No mesmo dia, o jovem agendou a prova teórica e, após ser aprovado, já está apto a seguir para as aulas práticas e concluir a habilitação.
A aprovação marca um marco simbólico na implementação do novo modelo de CNH, que prevê maior flexibilização e modernização do processo, especialmente na etapa teórica, agora disponível em formato digital.
Em SP, o Detran iniciou a sistematização das mudanças previstas na reestruturação nacional do processo de habilitação. Segundo o órgão, o novo modelo deve reduzir custos, simplificar etapas burocráticas e manter o estado na liderança nacional em eficiência e menores taxas de emissão da CNH.
Entre as primeiras ações anunciadas está o lançamento da página oficial CNH Paulista, previsto para os próximos dias. O novo canal reunirá informações sobre o cronograma de implementação das mudanças e servirá como fonte de orientação para candidatos à habilitação em todo o estado.
Principais mudanças na CNH:
- Aulas em autoescola deixam de ser obrigatórias;
- Conteúdo das aulas teóricas disponível no aplicativo do governo, de graça;
- Não será mais exigida carga horária mínima para as aulas;
- Aluno poderá usar carro particular e optar por aulas com um instrutor autônomo, credenciado pelo Detran;
- Aulas práticas caem de 20 para 2 horas no mínimo (com um instrutor ou em autoescola);
- Provas práticas continuam sendo presenciais, assim como o exame médico e a coleta biométrica;
- Quem for reprovado na primeira avaliação poderá fazer o segundo teste de graça;
- Não haverá mais prazo para a conclusão do processo de habilitação
Fonte: Metropoles







