Presidente dos EUA acusa governo Maduro de terrorismo e crimes transnacionais e diz que cerco naval será ampliado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (16) que determinou um bloqueio “total e completo” a todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. A declaração foi feita em uma publicação na Truth Social, rede social do próprio republicano.
Na mensagem, Trump disse que o governo do presidente Nicolás Maduro foi classificado como organização terrorista estrangeira. Ele acusou o regime venezuelano de praticar terrorismo, tráfico de drogas e de pessoas, além de afirmar que o país teria se apropriado de bens dos EUA.
Segundo o presidente americano, a decisão inclui impedir a operação de embarcações já alvo de sanções internacionais. Trump também declarou que a Venezuela estaria “completamente cercada” pela maior força naval já reunida na história da América do Sul e acrescentou que o cerco ainda será intensificado.
Até o momento, o governo da Venezuela não respondeu oficialmente às novas declarações. A publicação ocorre uma semana após autoridades dos Estados Unidos apreenderem um petroleiro próximo à costa venezuelana, sob a acusação de violação das sanções impostas por Washington.
O mercado reagiu às falas do presidente. O petróleo bruto americano registrou alta e, na noite de terça-feira, era negociado em torno de US$ 56 o barril, avanço aproximado de 1,3% no dia.
Fonte: bbc.com







