Projeto de cibersegurança vai atender 150 jovens a partir de 14 anos e também capacitar educadores sociais do município
O município de Porto Ferreira vai receber o programa Cibersegurança Descomplicada, iniciativa que pretende ajudar adolescentes a identificar riscos e adotar práticas seguras no ambiente digital. O projeto é desenvolvido pela Acadi-TI, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e vai beneficiar 150 jovens a partir dos 14 anos.
A ação surge diante do aumento de crimes virtuais envolvendo crianças e adolescentes. Em 2025, mais de 60% das denúncias registradas na SaferNet estavam relacionadas a abuso infantil. No Brasil, a maioria dos jovens entre 9 e 17 anos já está conectada à internet, o que reforça a necessidade de orientação.
Totalmente online, o programa utiliza trilhas gamificadas para tratar de temas como golpes em aplicativos, vazamento de fotos, criação de senhas seguras, proteção de dados e ciberbullying. Além dos adolescentes, a iniciativa também prevê capacitação de educadores sociais que atuam com crianças, ampliando a prevenção e o uso responsável da tecnologia no município.







