Fenômeno de curta duração atingiu a comunidade de Vila Rica em Farropilha (RS), provocou destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica, mas não deixou feridos
Um tornado com ventos que superaram os 100 km/h atingiu a cidade de Farroupilha, na Serra Gaúcha, na tarde de terça-feira (23), e provocou diversos estragos, segundo informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O fenômeno ocorreu na comunidade de Vila Rica, no interior do município, considerada a área mais afetada.
De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual, a análise de imagens aéreas do local revelou um padrão característico de tornado, com destroços arremessados em diferentes direções. As imagens também mostram o avanço de uma tempestade intensa sobre a região, com ventos que, provavelmente, ultrapassaram os 100 km/h, resultando na formação de um tornado de curta duração.
Antes da ocorrência, às 12h58, o Centro de Operações da Defesa Civil havia emitido um alerta laranja para a região de Farroupilha, indicando potencial para chuva intensa, ventos fortes e descargas elétricas.
Na comunidade de Vila Rica, a Escola Municipal José Chesini sofreu destelhamento quase total, além de alagamentos em áreas internas. Conforme a Prefeitura de Farroupilha, não havia pessoas no prédio no momento do ocorrido e ninguém ficou ferido. Cerca de 15 residências também foram atingidas, além de registros de queda de árvores e de fiação elétrica sobre vias públicas.
Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros de Farroupilha, dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi e de outros órgãos de segurança seguem mobilizadas na região para prestar atendimento às famílias atingidas, avaliar os danos e realizar ações de apoio e restabelecimento dos serviços afetados.
Fonte: Terra Notícias







