Inmet prevê alívio nas temperaturas a partir da noite desta segunda-feira (29/12), encerrando evento extremo que atingiu SP, PR, MG e RJ
A onda de calor classificada como de “grande perigo” pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) deve terminar nesta terça-feira (30/12), trazendo alívio para milhões de brasileiros que enfrentaram temperaturas extremas nos últimos dias. O instituto meteorológico indica que a redução nas temperaturas deve começar já no início da noite desta segunda-feira (29).
O evento climático intenso afetou principalmente quatro estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de extensas áreas do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Entre as regiões que mais sentiram o impacto do calor extremo e que agora começam a experimentar a queda nas temperaturas estão o Norte Paranaense, o Leste de Mato Grosso do Sul, o Triângulo Mineiro, as regiões metropolitanas de Curitiba e São Paulo, e o Sul Espírito-santense.
Previsão para os próximos dias – na Região Sul, os próximos dias serão marcados por calor e períodos de sol, com elevação gradual das temperaturas. No entanto, a chegada de uma nova frente fria deve provocar temporais de moderada a forte intensidade, principalmente durante a tarde, no norte do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.
Para a virada do ano, há previsão de chuva fraca a moderada no litoral sulista. As capitais Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba podem registrar pancadas isoladas na passagem do dia 31 para o dia 1º de janeiro de 2026.
Sudeste e réveillon – no Sudeste, a semana terá sol alternando com nuvens e pancadas de chuva à tarde, que podem se intensificar e resultar em temporais localmente fortes. As áreas de maior risco incluem o interior de São Paulo, o sul de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o interior e a Região Serrana do Rio de Janeiro.
Durante as celebrações de réveillon, o avanço de uma frente fria, combinado com condições atmosféricas favoráveis em níveis mais elevados, mantém a possibilidade de pancadas rápidas, especialmente entre a tarde e a noite.
Centro-Oeste mantém calor – na região Centro-Oeste, o calor continua predominando ao longo da semana, com temperaturas máximas próximas ou acima dos 30°C nas capitais. A umidade disponível favorece a formação de pancadas de chuva isoladas, características do período de verão.
Para a virada do ano, a previsão indica chuva mais frequente em Goiás, enquanto Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter céu parcialmente nublado e menor probabilidade de precipitação durante as celebrações.







