Área técnica vai analisar documentos usados na decisão que determinou a intervenção
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a realização de uma inspeção no Banco Central (BC) para apurar os procedimentos adotados na liquidação extrajudicial do banco Master. A medida foi formalizada nesta segunda-feira (5) pelo presidente da Corte, ministro Vital do Rêgo, a pedido do relator do caso, Jhonatan de Jesus.
A inspeção pretende verificar provas documentais que embasaram a decisão do BC, já que, segundo o despacho, a nota técnica enviada ao TCU apresentou apenas a cronologia e os fundamentos do caso, sem anexar os documentos comprobatórios. Por motivo de sigilo, a análise será feita nas dependências do próprio Banco Central.
Os técnicos do TCU irão avaliar, entre outros pontos, os alertas e medidas de supervisão adotados, a análise de alternativas à liquidação e a condução do processo decisório. O relator não descarta a adoção de medida cautelar após as diligências.
Vital do Rêgo afirmou que o TCU tem competência constitucional para fiscalizar o Banco Central, respeitada a autonomia técnica da instituição. O ministro também comunicou o STF sobre a inspeção, em razão de processo relacionado ao banco Master em tramitação na Corte.
Fonte: g1.globo.com







