As denúncias de estupro registradas pela Polícia Civil em Piracicaba cresceram 65,5% entre janeiro e novembro de 2025, em comparação com todo o ano de 2024.
As denúncias de estupro registradas pela Polícia Civil em Piracicaba cresceram 65,5% entre janeiro e novembro de 2025, em comparação com todo o ano de 2024. Foram 48 ocorrências neste ano, ante 29 no ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Os números de dezembro ainda não foram divulgados.
De acordo com a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Olívia dos Santos Fonseca, a maioria dos casos envolve estupro de vulnerável, tendo crianças e adolescentes como principais vítimas. Ela afirma que, em grande parte das ocorrências, o agressor pertence ao círculo familiar ou de convivência da vítima.
A delegada destaca que o aumento dos registros está relacionado à diminuição da subnotificação, já que muitas vítimas deixam de denunciar por medo ou vergonha. Segundo ela, a maior conscientização de familiares sobre sinais de violência e a importância da denúncia tem contribuído para que os casos cheguem mais rapidamente à polícia.
Olívia reforça que registrar a ocorrência é essencial para interromper a violência e permitir a criação de políticas públicas de prevenção e proteção às vítimas.
Fonte: g1.globo.com







