Ação chamada de “Projeto DV” previa vídeos pagos para questionar liquidação do banco com base em despacho do TCU
Influenciadores de direita afirmam ter recebido propostas para divulgar vídeos nas redes sociais questionando a decisão do Banco Central de liquidar o Banco Master. A iniciativa, chamada de “Projeto DV”, buscava sustentar a narrativa de que a medida teria sido precipitada, usando como base uma reportagem do portal Metrópoles sobre um despacho do Tribunal de Contas da União.
O vereador Rony Gabriel, do PL do Rio Grande do Sul, e a influenciadora Juliana Moreira Leite, conhecida como @jliemilk, relataram abordagens feitas por representantes de agências especializadas em influenciadores alinhados à direita. Ambos disseram que recusaram a proposta.
Segundo Gabriel, o trabalho previa remuneração milionária e exigia a assinatura de um contrato de confidencialidade, que estipulava multa de R$ 800 mil em caso de quebra de sigilo. Em reunião virtual, teria sido apresentado como exemplo o conteúdo que colocava em dúvida a atuação do Banco Central e destacava suposta precipitação apontada pelo TCU.
Documentos enviados ao vereador mencionam o “Projeto DV” como uma estratégia de gerenciamento de crise ligada ao caso do Master e listam exemplos de influenciadores que já teriam publicado conteúdos em defesa do banco.
Fonte: oglobo.globo.com







