Presidente dos EUA diz que cenário “soa bem”, faz alertas a Havana e provoca reação do governo cubano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, (11), que considera positiva a possibilidade de o secretário de Estado, Marco Rubio, se tornar presidente de Cuba. A declaração foi feita em sua rede social ao comentar uma publicação que previa Rubio no comando do país.
“Soa bem para mim!”, escreveu Trump ao compartilhar a postagem. Pouco depois, o republicano elevou o tom contra Havana e afirmou que Cuba não receberá mais dinheiro nem petróleo da Venezuela, alegando que a ilha teria sido sustentada por anos com esses recursos.
Trump sugeriu que o governo cubano faça um acordo antes que seja tarde demais, sem detalhar a proposta. Ele também indicou que pode direcionar sua atenção a Cuba após a recente operação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro.
As declarações provocaram reação imediata em Havana. O presidente Miguel Díaz-Canel afirmou que Cuba é uma nação soberana e que ninguém impõe decisões ao país. Já o chanceler Bruno Rodríguez criticou os Estados Unidos e disse que o governo cubano não pratica chantagem nem coerção militar contra outros Estados.
Fonte: dw.com







