Trump anuncia taxa de 25% imediata a países que mantêm negócios com Teerã
O governo brasileiro aguarda a publicação da ordem executiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para analisar os efeitos da tarifa de 25% anunciada a países que mantêm relações comerciais com o Irã. Segundo Trump, a medida entra em vigor de forma imediata.
O Brasil pode ser afetado devido ao comércio com o país do Oriente Médio. Em 2025, as importações brasileiras do Irã somaram US$ 84,5 milhões, principalmente de ureia, pistache e uvas secas. As exportações alcançaram US$ 2,9 bilhões, com destaque para milho, soja e açúcar. Apesar disso, o Irã não está entre os 20 principais parceiros comerciais do Brasil.
Trump não detalhou se a tarifa vale para contratos já existentes ou apenas para novas operações. Procurados, o Itamaraty e a Presidência da República não se manifestaram.
A decisão ocorre em meio a um histórico recente de aumento de tarifas sobre produtos brasileiros. Mesmo após ajustes e exceções, cerca de 22% das exportações do Brasil para os Estados Unidos ainda enfrentam taxas elevadas.
Fonte: g1.globo.com







