Ex-presidente ficará na Papudinha, com atendimento médico 24 horas, visitas familiares e possibilidade de fisioterapia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quinta-feira (15) da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, conhecido como Papudinha, conforme informou o Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pela execução da pena de Bolsonaro.
A unidade, localizada no Complexo Penitenciário da Papuda, terá uma sala exclusiva em formato de Estado-Maior, similar à ocupada por Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, e Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF. Apesar de comportar até quatro pessoas, o espaço será usado apenas pelo ex-presidente.
Moraes determinou que Bolsonaro receba assistência integral dos médicos particulares cadastrados, sem necessidade de aviso prévio, além de autorização para deslocamento imediato a hospitais em caso de urgência, com comunicação ao STF em até 24 horas. Ele também poderá realizar sessões de fisioterapia, com prévio cadastro do profissional e autorização da Corte.
Entre outras medidas autorizadas pelo ministro estão: alimentação especial com responsável indicado pela defesa, visitas semanais da família, assistência religiosa, instalação de equipamentos de fisioterapia, e avaliação periódica por junta médica oficial da PF. O pedido de acesso a Smart TV feito pela defesa foi rejeitado.
O 19º BPM, reformado em 2020, tem oito celas em formato de alojamentos coletivos, com banheiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala. A unidade abriga militares estaduais, presos civis com direito a sala de Estado-Maior e é fiscalizada pela Vara de Execuções Penais, responsável pelo acompanhamento de presídios e execução de penas.
Segundo a Polícia Militar, o batalhão possui consultório médico interno, sala para atendimento de advogados, área para atividades esportivas e pista de caminhada. Até novembro, a unidade contava com 52 presos de um total de 60 vagas.
Fonte: g1.globo.com







