O animal foi encontrado no bairro Jardim Tropical, na zona oeste, em Sorocaba (SP)
A prefeitura confirmou o primeiro caso de raiva em morcego em 2026. O animal foi encontrado no bairro Jardim Tropical, na zona oeste, no dia 14 de janeiro, e teve resultado positivo divulgado nesta segunda-feira (20).
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, equipes da Zoonoses iniciaram um bloqueio preventivo com visitas a imóveis em um raio de 500 metros do local. A ação inclui orientações aos moradores, entrega de material informativo e verificação de possíveis contatos do morcego com pessoas ou animais domésticos.
De acordo com a pasta, não há risco imediato à população e as medidas têm caráter preventivo. Em caso de contato com cães ou gatos, é feito reforço da vacinação antirrábica. Quando há exposição humana, a pessoa é encaminhada para atendimento de saúde.
A orientação é lavar imediatamente qualquer ferimento causado por mordida, arranhão ou contato com saliva de animal suspeito e procurar uma unidade de saúde. Acidentes envolvendo animais devem ser comunicados à Vigilância Epidemiológica.
Fonte: g1.globo.com







