Presidente dos EUA também criticou a Europa e políticas econômicas adotadas nos últimos anos
Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não pretende usar a força para assumir o controle da Groenlândia, mas defendeu a abertura de negociações imediatas para a compra do território, que pertence à Dinamarca. Segundo ele, a ilha tem importância estratégica para a segurança global.
Trump disse respeitar os povos da Groenlândia e da Dinamarca, mas argumentou que apenas os Estados Unidos teriam capacidade de defender a região. Para o presidente, a Groenlândia poderia ter papel central na preservação da paz mundial.
O líder norte-americano também criticou o rumo adotado por países europeus, especialmente na economia. Na avaliação de Trump, decisões tomadas nas últimas décadas favoreceram gastos públicos elevados, migração em massa e políticas ambientais que, segundo ele, prejudicaram a indústria e o crescimento econômico.
Além do tema da Groenlândia, Trump comentou assuntos como a guerra na Ucrânia, a situação do petróleo na Venezuela, a relação com o Canadá e o cenário de juros, reforçando críticas ao governo de Joe Biden.
Fonte: Metrópoles







