Araraquara e São Carlos concentram o maior número de aparelhos, e Anatel inicia remoção após o fim das concessões
Os telefones públicos, conhecidos como orelhões, começarão a ser retirados das ruas a partir de janeiro, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na região, ainda existem 1.339 aparelhos distribuídos em 42 cidades que serão desativados gradualmente.
Araraquara lidera o número de telefones públicos, com 118 unidades, seguida por São Carlos, com 107. Araras, Rio Claro e Leme também aparecem entre os municípios com maior quantidade de aparelhos. Já cidades como Águas da Prata, Analândia, Boa Esperança do Sul e Corumbataí mantêm apenas 15 orelhões ativos cada.
A retirada ocorre após o encerramento das concessões de telefonia fixa das operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel e Telefônica, que deixaram de ter obrigação legal de manter os equipamentos. A Anatel informa que cerca de 38 mil orelhões ainda existem no país.
A remoção não será imediata em todos os locais. Os aparelhos só permanecerão, até 2028, em municípios sem cobertura de telefonia móvel. Como contrapartida, as empresas deverão investir em redes de banda larga e telefonia celular.
Fonte:g1.globo.com







