Cúpula inédita em Abu Dhabi discute controle de Donbas, apontado como última pendência do conflito
Estados Unidos, Ucrânia e Rússia iniciaram nesta sexta-feira (23) a primeira reunião trilateral desde o início da guerra na Ucrânia, que se aproxima de quatro anos. O encontro ocorre em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e segue até sábado, sem a presença inicial dos chefes de Estado.
O principal tema das negociações é o controle da região de Donbas, no leste ucraniano. Segundo o presidente Volodymyr Zelensky, a questão territorial será discutida entre as três partes e é considerada pelos EUA como o último obstáculo para um acordo de paz.
Antes da cúpula, a Rússia voltou a exigir a anexação total de Donbas e a retirada das tropas ucranianas da região como condição para encerrar o conflito. A Ucrânia, por sua vez, afirma que não aceitará ceder territórios sob seu controle.
Zelensky declarou que os documentos para finalizar a guerra estão “quase prontos” após avanços em negociações com o presidente norte-americano, Donald Trump, sobre garantias de segurança no pós-guerra. Representantes dos EUA indicaram que um acordo pode estar próximo, embora ainda dependa da definição sobre a questão territorial.
Fonte: g1.globo.com







