Unidades de cinco regiões do estado adotam o modelo a partir do começo do ano letivo da rede estadual de 2026
As escolas cívico-militares do interior de São Paulo já têm data definida para o início das aulas. As unidades localizadas nas regiões de Presidente Prudente, Bauru, São José do Rio Preto, Itapetininga e Sorocaba começam o ano letivo em 2 de fevereiro, junto com toda a rede estadual.
Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), os monitores do Programa Escola Cívico-Militar atuarão desde o primeiro dia de aula. A pasta afirma que o modelo é baseado em valores como civismo, respeito, dedicação e excelência, sem alterar a matriz curricular, que segue o Currículo Paulista e a Base Nacional Comum Curricular.
Ao todo, mais de 30 escolas do interior paulista participam do programa. Os monitores foram contratados com apoio da Secretaria da Segurança Pública e passarão por capacitação da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação. Eles não serão considerados profissionais da Educação e terão atuação de apoio, com foco em segurança, acolhimento e convivência escolar.
Fonte: g1.globo.com







