Governo em Moscou diz que ameaça militar contra Teerã pode desestabilizar todo o Oriente Médio
A Rússia afirmou nesta quinta-feira (29) que ainda existe espaço para negociações entre os Estados Unidos e o Irã sobre o programa nuclear, e fez um alerta sobre os riscos de uma ação militar contra Teerã. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, qualquer uso da força poderia ter “consequências perigosas” e provocar caos na segurança regional.
Em comentários à imprensa, Peskov disse que é necessário buscar contenção e abandonar a ideia de resolver disputas por meio de força, ressaltando que os mecanismos de diálogo não estão esgotados. Ele fez as declarações um dia depois de o presidente americano, Donald Trump, ter afirmado que o Irã deve aceitar negociações ou enfrentar uma possível ofensiva militar dos EUA por causa de seu programa de armas nucleares.
A posição russa reflete o estreitamento de laços com Teerã nos últimos anos, incluindo a assinatura, em janeiro de 2025, de um tratado de parceria estratégica de 20 anos entre os dois países. Moscou tem enfatizado a necessidade de evitar escaladas e priorizar negociações diplomáticas para lidar com as tensões.
Fonte: cnnbrasil.com







