Previsões indicam redução das chuvas na segunda quinzena e temperaturas mais amenas durante a folia
Fevereiro deve começar com chuvas intensas em grande parte do Brasil, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de áreas do Nordeste e do Sul. Alertas do Instituto Nacional de Meteorologia apontam risco de tempestades com altos volumes de chuva e ventos fortes, cenário que tende a se manter ao longo da primeira semana do mês.
Modelos climáticos indicam precipitações acima da média nesse período inicial, acompanhadas de muita nebulosidade e queda nas temperaturas nas áreas mais afetadas. Em outras regiões do país, o tempo pode ficar mais firme, com calor acima do normal.
A partir da segunda semana, as chuvas devem perder regularidade e se concentrar em faixas mais específicas do território nacional. Com a possível atuação de uma frente fria, as tempestades passam a ocorrer de forma isolada, enquanto vários municípios registram períodos de tempo estável.
Durante o carnaval, a tendência é de um clima menos chuvoso e menos quente em comparação aos dias anteriores. Na segunda metade do mês, as chuvas voltam a ganhar força no Norte e no Nordeste, enquanto o Sudeste e o Sul podem encerrar fevereiro com temperaturas mais elevadas.
Fonte: tempo.com







