Crime e violência lideram ranking, apesar de queda nos últimos meses
A segurança pública continua sendo a principal preocupação dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada pelo Ipsos nesta segunda-feira (2). O levantamento aponta que 41% dos entrevistados veem crime e violência como o maior problema do país, seguidos por saúde (36%) e corrupção (33%).
O índice relacionado à segurança apresentou queda em comparação aos meses anteriores. Em dezembro de 2025, o percentual era de 45% e, em novembro, chegou a 52%, redução observada após intensos debates sobre o tema no fim do ano passado, impulsionados por uma megaoperação policial contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro.
Com a retomada dos trabalhos no Congresso Nacional, propostas ligadas à segurança pública voltam à pauta. Entre elas estão o projeto de lei antifacção, que aguarda nova votação na Câmara, e a PEC da Segurança Pública, que prevê maior participação do governo federal na definição de diretrizes para as forças de segurança.
A pesquisa também mostra melhora na percepção sobre o rumo do país. Para 55% dos entrevistados, o Brasil segue na direção errada, enquanto 45% avaliam que o país está no caminho certo, percentual maior que o registrado nos meses anteriores.
O levantamento foi realizado on-line, com cerca de 1.000 pessoas em todo o Brasil, entre 24 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
Fonte: poder360.com.br







