Prefeitura de Araras (SP) confirmou a morte de um menino de 8 anos e uma menina de 9, que morreram nos dias 14 e 20 de janeiro.
A Prefeitura de Araras confirmou a morte de duas crianças por febre maculosa no município. As vítimas foram um menino de 8 anos e uma menina de 9, que morreram nos dias 14 e 20 de janeiro.
Segundo a administração municipal, estes são os únicos casos da doença registrados na cidade neste ano. Em 2025, Araras também confirmou dois casos, com uma morte.
A febre maculosa é uma doença infecciosa grave transmitida pela picada de carrapatos infectados, comuns em áreas verdes e transportados por animais como cães, cavalos e capivaras.
Uma das vítimas foi Jonathan Luiz Campagna, de 8 anos, morador do bairro Vila Dona Rosa Zurita. Ele estava internado na Santa Casa de Araras e teve diagnóstico inicial suspeito de dengue, posteriormente descartado. A identidade da outra criança não foi divulgada.
Após os óbitos, a prefeitura realizou um treinamento com profissionais da saúde de Araras e cidades da região para reforçar o diagnóstico precoce e a prevenção da doença.
A orientação é que a população evite áreas sinalizadas, use repelente ao frequentar locais com mato e procure atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa e dores no corpo após contato com áreas verdes.
Fonte: g1.globo.com







