Milhares de pitus morreram em prainha de Igaraçu do Tietê entre segunda e quarta-feira
Milhares de camarões de água doce foram encontrados mortos em uma prainha do Rio Tietê, em Igaraçu do Tietê, no interior de São Paulo. O fenômeno teve pico no fim da tarde de segunda-feira, dia 2, e ainda havia registros de morte dos animais até quarta-feira, dia 4.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) esteve no local e coletou amostras da água e dos camarões para análise. As causas da mortandade ainda estão sendo apuradas.
De acordo com a fiscalização municipal, a ocorrência chamou atenção por atingir apenas os pitus, espécie de camarão de água doce, sem impacto visível em peixes ou outros animais. Somente na prainha, dois caminhões de camarões misturados com areia foram recolhidos e encaminhados para descarte em aterro sanitário.
O Grupo Macrófitas aponta que o episódio pode estar ligado à poluição orgânica, à redução do oxigênio na água, à eutrofização ou a descargas químicas. A Cetesb orienta que a população evite pesca e banho no local até a conclusão das investigações.
Fonte: jovempan.com.br







