Segundo ele, a apuração precisa ir até as últimas consequências para punir os responsáveis e evitar novos escândalos no sistema financeiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 5, que todos os envolvidos no caso do Banco Master terão de responder na Justiça. Segundo ele, a apuração precisa ir até as últimas consequências para punir os responsáveis e evitar novos escândalos no sistema financeiro.
Em entrevista ao Uol News, Lula disse que não haverá proteção a políticos, partidos ou instituições financeiras. Para o presidente, o episódio representa um dos maiores rombos econômicos do país e exige responsabilização exemplar.
Lula também comentou o encontro que teve com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, no fim de 2024. Ele afirmou que recebeu o banqueiro como outros representantes do setor e deixou claro que não haveria interferência política, ressaltando que qualquer investigação deve ser técnica e conduzida pelo Banco Central.
O caso ganhou força em setembro de 2025, quando o Banco Central barrou a venda do Master ao Banco Regional de Brasília. A decisão antecedeu a Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que apura um esquema de fraudes bilionárias. Vorcaro foi preso e, posteriormente, o Banco Master teve a liquidação extrajudicial decretada.
Fonte: Terra.com







