Operação da polícia descobre câmeras que monitoravam entrada de viaturas na Cabana do Pai Tomás e prende suspeitos de tráfico
Um sistema de câmeras de vigilância, parecido com o “Olho Vivo” do Estado, foi encontrado pela Polícia Civil na Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (5). As imagens captadas pelo equipamento eram usadas pela “Organização Criminosa Evangélica” ( TCP – Terceiro Comando Puro do Rio de Janeiro) para monitorar a entrada de viaturas policiais e proteger criminosos da prisão.
Batizada de operação Sala Limpa, a ação cumpriu 23 mandados de busca e apreensão na comunidade e em Contagem, na Região Metropolitana. Durante as buscas, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico, além de rádios comunicadores, celulares e outros aparelhos utilizados para comandar atividades criminosas, inclusive de dentro de uma unidade prisional.
De acordo com o delegado Marcus Vinícius Vieira, chefe da Divisão Especializada Operacional do Deoesp, o sistema de monitoramento tinha várias câmeras posicionadas em pontos estratégicos da favela, transmitindo imagens ao vivo para alertar criminosos sobre a presença da polícia.
A operação também mapeou pichações e símbolos da facção espalhados pela comunidade. Em 2024, reportagens já haviam registrado muros com mensagens religiosas e símbolos como a Estrela de Davi, usados pelo grupo como marca de território.
O superintendente de investigação da Polícia Civil, Júlio Wilke, reforçou que as ações são uma resposta ao avanço do TCP em Minas Gerais.
O TCP, surgido nos anos 2000 no Rio de Janeiro, se tornou conhecido por misturar símbolos religiosos evangélicos com violência territorial.
A facção passou a atuar de forma mais evidente na Cabana do Pai Tomás após a fuga de seu líder, Rafael Carlos da Silva Ferreira, o Paraíba, para o Rio de Janeiro, e a transição do grupo local Sala Vip para o modelo da organização carioca.
Fonte: otempo.com.br







