Ação com apoio de Inteligência Artificial identificou movimentações fora do padrão entre abril e maio de 2025
O Departamento de Trânsito de São Paulo afastou 142 despachantes investigados por envolvimento ou facilitação de transferências irregulares de veículos. As suspensões são iniciais e fazem parte de medidas para reforçar o controle na emissão da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo, documento exigido na venda de automóveis.
Segundo o órgão, foram identificados casos em que pessoas se passaram pelos proprietários para solicitar a autorização, resultando na emissão indevida do documento e alteração do registro do veículo. Parte das irregularidades ocorreu porque profissionais deixaram de formalizar contrato com o solicitante, conduzindo processos apenas por mensagens, sem a documentação obrigatória.
Entre abril e maio de 2025, a medida impediu 158 tentativas de transferências irregulares. Os envolvidos respondem a processos administrativos e podem perder o credenciamento. Até agora, 43 casos foram concluídos, com bloqueio de acesso ao sistema eletrônico.
As suspeitas foram identificadas por análise preditiva com uso de Inteligência Artificial, que apontou movimentações fora do padrão. O Detran-SP também ampliou a troca de informações com outros órgãos de trânsito para fortalecer a fiscalização.
Fonte: Mauro Costa Barbosa







