Fantasia, glitter e resíduos descartados de forma inadequada podem causar entupimentos e prejudicar o sistema de saneamento
Com a proximidade do Carnaval, período marcado por festas, blocos e maior circulação de pessoas, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, reforça a importância do descarte correto de resíduos e do uso adequado da rede de esgoto.
A concessionária destaca que materiais descartados de forma incorreta podem provocar entupimentos, extravasamentos e danos ao sistema de esgotamento sanitário, além de gerar impactos ambientais e transtornos para a população.
Itens comuns durante as comemorações, como partes de fantasias, adereços, confetes, fitas, embalagens plásticas, copos descartáveis, lenços umedecidos, preservativos e absorventes não devem ser descartados no vaso sanitário ou nos ralos. Esses resíduos podem obstruir tubulações, comprometendo o funcionamento da rede coletora e das estações de tratamento de esgoto.
Embora o glitter isoladamente não seja o principal causador de entupimentos, o acúmulo de resíduos associado ao aumento do volume de lixo gerado durante o período festivo pode comprometer o sistema. Além disso, partículas de glitter tradicional são consideradas microplásticos e, quando chegam aos cursos d’água, podem impactar negativamente o meio ambiente.
A BRK orienta que os foliões optem, sempre que possível, por materiais biodegradáveis e adotem cuidados simples na hora de remover adereços e maquiagens, evitando que esses resíduos tenham como destino a rede de esgoto.
Rede de esgoto é destinada exclusivamente ao escoamento de efluentes
A concessionária reforça que a rede de esgoto foi projetada exclusivamente para receber e transportar efluentes domésticos até as estações de tratamento, e não para o descarte de lixo ou resíduos sólidos. Em Sumaré, o sistema conta com 291 quilômetros de tubulações, que operam continuamente para garantir o correto encaminhamento do esgoto gerado na cidade. Quando materiais inadequados são lançados na rede, há risco de entupimentos, rompimentos, sobrecarga do sistema e prejuízos ao serviço.
A BRK também reforça a importância de que a água de chuva seja direcionada corretamente às redes de drenagem, e não ao sistema de esgoto. Em períodos de chuva, ligações irregulares podem sobrecarregar a rede e contribuir para extravasamentos.
“Durante períodos de maior movimento, como o Carnaval, pequenas atitudes fazem uma grande diferença. O descarte correto de resíduos ajuda a proteger o funcionamento do sistema de esgoto e contribui diretamente para a saúde pública e a preservação ambiental”, destaca Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.
Folia com consciência
Além dos cuidados dentro de casa, a BRK lembra que quem vai aproveitar o Carnaval nas ruas também deve redobrar a atenção com o descarte correto de resíduos. Copos plásticos, embalagens, confetes e outros materiais deixados em vias públicas podem ser levados pela chuva, contribuindo para entupimentos e impactando diretamente o meio ambiente.
Uma dica simples é levar uma pequena sacolinha na pochete ou na bolsa para guardar o lixo até encontrar uma lixeira. A atitude não atrapalha a diversão e faz diferença para manter a cidade limpa e os sistemas funcionando adequadamente.
A concessionária reforça que é possível viver a festa de forma alegre e responsável, cuidando da cidade e contribuindo para a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida de todos.
A colaboração da população é fundamental para garantir o bom funcionamento do saneamento, especialmente em períodos de maior movimento, como o Carnaval.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24h horas por dia.
Por Nathalia Vanderley Lopes Comunicação – Regional SP







