Município está entre os pré-selecionados em programa federal que prevê melhorias viárias e nova ligação entre regiões da cidade
O Ministério das Cidades incluiu Porto Ferreira na 40ª lista de propostas pré-selecionadas do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana. Ao todo, cinco municípios brasileiros poderão acessar até R$ 304,3 milhões para investimentos em obras de qualificação viária e pavimentação.
Para Porto Ferreira, o projeto apresentado prevê cerca de R$ 30 milhões em recursos. A proposta contempla a construção de uma nova avenida ligando a região central ao bairro Cristo Redentor, além da implantação de um viaduto sobre a rodovia SP-215 e outras melhorias urbanas.
Nesta etapa, os municípios precisam apresentar o projeto básico e a documentação necessária para análise dos agentes financeiros. Após a aprovação, as propostas seguem para a seleção final, com publicação no Diário Oficial da União. Os recursos são provenientes do FGTS, por meio do Pró-Transporte, com prazo de pagamento de até 20 anos.
O projeto foi apresentado em 2025 pelo prefeito André Braga e ainda deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para autorização do financiamento. A expectativa é de que a obra contribua para reduzir congestionamentos, melhorar a mobilidade urbana e beneficiar cerca de 23 mil moradores da cidade.
Fonte: Prefeitura de Porto Ferreira







