Quem vai ser incomodado com a fumaça? Moradores da Vila e Jardim Salgueiro? Serra D’água e Lagoa Serena? Ou Jardim Porto Novo? Depende da direção da corrente do ar.
A fumaça se espalha pelas ruas, invade casas, e consequentemente, o nosso organismo acaba recebendo os gases tóxicos resultantes da combustão dos mais variados tipos de materiais: papéis, plásticos, borracha, galhos, etc.
A ação, que contraria as leis ambientais, coloca em risco a saúde de milhares de pessoas que moram nas imediações.
O local da queima situa-se no bairro Lagoa Serena, está cercado e tem até placa proibindo as queimadas, mas isso não inibe as ações de pessoas inescrupulosas, que querem transferir para a atmosfera o lixo descartado por elas.
Embora a queima não ocorra diariamente, o horário é sempre o mesmo, no início da noite, quando os fiscais da prefeitura não estão trabalhando e a escuridão dificulta o reconhecimento do autor.
No dia seguinte ao de uma queimada a fumaça tóxica ainda pode ser vista sobre a área, pois não há vento para dissipá-la. A foto que registra a poluição foi tirada do “minhocão”.
O artigo 54 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, prevê a reclusão de um a quatro anos, e multa para quem causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana.