Em Porto Ferreira alguns exemplares já floresceram, outros estão no auge da floração e alguns ainda no início da floração.
Os ipês em destaque foram fotografados na Vila Sybilla, Jardim Porto Novo, Jardim Porto Seguro, estrada velha PortoFerreira-Pirassununga, na rodovia Anhanguera, e até no recinto da Feife.
As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração e podem ser usadas na arborização de ruas e praças. Uma vez que são árvores que embelezam e promovem um colorido especial no do inverno. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê amarelo.
O nome ipê, de origem Tupi, significa árvore de casca grossa.
O ipê foi motivo de inspiração até de políticos. Em 1961, Jânio Quadros, declarou o ipê-amarelo, conhecido cientificamente por Tabebuia vellosoi, como a Flor Nacional, por meio de um projeto aprovado pelo Poder Executivo.
Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura, fez uma apologia citando o ipê amarelo:
”O ipê amarelo floresce em agosto. Isso é uma coisa emocionante. Eu tenho a oportunidade de andar pelo Brasil inteiro e agosto é um mês feio, um mês de vento, mês cinzento, de muito fogo, muita fumaça. É um mês triste, entre o frio e o quente, um mês indefinido. Pois é no mês de agosto que os ipês amarelos florescem com vigor, mostrando de certa forma um caminho para cada um de nós. Porque é no auge da seca, no auge da tristeza, no auge da bruma seca que o ipê amarelo vai buscar na profundeza do solo a suficiente energia para florescer fantasticamente, oferecendo à humanidade potes de ouro extraordinários, mostrando que é possível, mesmo na relação mais complicada, trazer o brilho e a alegria.”
Em Porto Ferreira ipês foram plantados na Praça do Idoso, e recentemente na Praça Cornélio Procópio, sendo que nesta última os ipês são de uma espécie de flores brancas. Recentemente apareceream com uma pequena floração, indicando o espetáculo que proporcionarão no futuro, se bem cuidados.






