Apesar do alerta das autoridades em relação as queimadas nesta época do ano, que prejudicam o meio ambiente e a saúde das pessoas, elas continuam acontecendo.
Recentente uma grande nuvem de fumaça foi vista ao entardecer, originária de queimada realizada na região norte da cidade, sendo constatado posteriormente sinais de queima em área localizada do lado direito da Rodovia Anhanguera, sentido Ribeirão Preto, logo após o trevo para Santa Cruz das Palmeiras. Tal área está sendo utilizada para descarte de resíduos quanto para a queima de materiais de origem desconhecida.
No entardecer da quarta-feira (28/07) foram registradas imagens que ilustram a queima que acontece no local. Segundo informações obtidas, geralmente o depósito de resíduos e a queima de materiais na área ocorre no início da noite.
Preocupado com as queimadas, o verador Valdir Bosso apresentou na Câmara Municipal a Indicação 271/10, para que seja feita pela municipalidade uma campanha educativa sobre o assunto.
No mesmo sentido, a Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Porto Ferreira tem comunicado à população para os perigos causados pelos incêndios, tão comuns nessa época, e alertado que serão autuados os cidadãos que infringirem os seguintes artigos da Lei nº 1958/95 (Código de Posturas), sem prejuízo das medidas de natureza civil e criminal cabíveis.
O artigo 54 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, prevê a reclusão de um a quatro anos, e multa para quem causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana.