A área onde está localizada a Estação de Tratamento de Água Correa Porto, no Jardim Porto Novo, tem aproximadamente 8.800 metros quadrados, e nela tem uma pequena mata circundando todas as nascentes que formam um belíssimo manancial. A área resiste ao processo de urbanização da cidade, com a impermeabilização do solo, e produz 90 metros cubicos de água potável por hora, abastecendo alguns bairros da cidade.
Nesta época do ano, com poucas chuvas e o uso intenso da água, a tendência é uma diminuição do armazenamento da água no local.
O pequeno fragmento de mata nativa e de outras que foram plantadas, assim como o reservatório da estação proporcionam belas imagens aos olhos de quem por alí transita. Quem tiver um pouco de paciência ou sorte poderá observar aves que fazem uma parada no local, ou mesmo alguns animais que ali encontram um lugar seguro para viver e procriar, tais como saracura três potes, garça branca, lagarto teiú, tatu galinha, quelônios (tartarugas e cágados), corujas, e no local até um jacaré vive tranquilo, aproveitando algumas tardes de sol.
Fonte: Tangerynus
Fotos: Crédito das fotos do jacaré: Tangerynus, demais: Porto Ferreira Hoje







