Aos olhos de quem admira os ipês, parece que o ipê-rosa, ou o chamado ipê-de-el-salvador (Tatebuya pentaphylla) é uma espécie nativa do Brasil, mas não é. A espécie é nativa da América Central, sendo a árvore nacional de El Salvador, daí a origem do nome.
A espécie é indicada para o plantio em praças e parques, podendo atingir até 20 metros de altura, mas não é recomendada em calçadas sob a fiação elétrica. As árvores não são tão resistentes ao vento quanto as espécies nativas.
As flores do ipê-de-el-salvador variam do quase branco até o rosa muito escuro.
Em Porto Ferreira esta espécie de bela floração ainda não está muito difundida, mas encontramos belos exemplares floridos nesta época do ano na Estância dos Granjeiros, Vila Sybilla (Av. Rudolf Streit), praça da rodoviária, Jardim Las Palmas, Jardim Porto Novo e Grêmio da MarGirius.
Fotos: Tangerynus