Dando sequência a apresentação das imagens do cerrado, disponibilizamos mais oito imagens fotografias selecionadas.
No dia 08/09 o jornal O Estado de São Paulo publicou uma matéria sobre o Cerrado, com a informação de que dessa região, desprezada até a década de 1970 pela sua baixa fertilidade, hoje provêm 59% da produção nacional de soja, 26% da de milho, 18% da de arroz, 48% da de café e 70% da de carne bovino, segundo a Embrapa. Isto foi possível graças à aplicação de técnicas de correção e adubo do solo, bem como da irrigação.
Segundo a matéria, a cobertura vegetal do Cerrado foi reduzida à metade e apenas 3,2% da área total do bioma é protegida por unidades de federais de conservação, sendo 2,2% de proteção integral. Além disso, o Cerrado tem 131 espécies de plantas e 99 de animais sob ameaça de extinção.
A área de Cerrado protegida é pequena, e ainda sofrem com as queimadas, intencionais ou não que ocorrem com a estiagem prolongada. As imagens mostradas pelos meios de comunicação ilustram a dramática situação.
O Porto Ferreira Hoje, com a disponibilização de imagens do Cerrado, procura divulgar a riqueza desta vegetação, nem sempre ao alcance de grande parcela da população.