A Trilha das Árvores Gigantes está localizada no Parque Estadual de Porto Ferreira, sua extensão é de aproximadamente 3,5 km (ida-volta), com altitudes entre 600 e 650 metros, o piso da trilha é de terra com folhagens, no percurso são encontrados trechos de Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual e Matas Ciliares, entre os atrativos merece destaque o Ribeirão dos Patos, Jequitibá-Rosa secular, várias árvores de grande porte e animais silvestres.
O Parque Estadual de Porto Ferreira foi criado em 1962 com o objetivo de preservar um dos últimos remanescentes de vegetação natural do nosso município(Porto Ferreira) em que se localiza. Possui área de 611 hectares com vegetação nativa de Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual e Mata Ciliar, que merecem destaque por sua rica biodiversidade.
Nos 180 hectares de vegetação de Cerrado do Parque foram identificadas 200 espécies de árvores, entre as quais o pau-terra, o barbatimão, o cinzeiro, o capitão-do-campo e a pimenta-de-macaco.
Já a Floresta Estacional Semidecidual ocupa 400 hectares do Parque, destacando a presença de espécies de grande porte, como o jequitibá-rosa, a figueira, o cedro e a peroba. O termo Semidecidual refere-se à adaptação de algumas espécies perderem parte de suas folhas no inverno para economizar água e contribuir com a ciclagem de nutrientes.
A Mata Ciliar, um dos últimos exemplares da região, ocorre numa extensão de 5 km às margens do rio Mogi-Guaçu.
Os diferentes tipos de vegetação do Parque servem de refúgio para diferentes grupos de animais. Espécies como o lobo-guará, o tamanduá-mirim, a paca e aves como o jaó e o papagaio verdadeiro habitam no Parque e estão ameaçadas de extinção.
Fonte: http://rolandopedraeasfalto.blogspot.com