Porto Ferreira é o município da região com a pior posição no ranking ambiental dos municípios paulistas, conforme divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente na última sexta-feira.
Os municípios de Descalvado, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Cruz das Palmeiras e Tambaú, além de estarem mais bem posicionados no ranking, melhoraram suas posições em 2010, comparativamente a 2009.
Pirassununga caiu de posição, mas está melhor que Porto Ferreira no ranking.
Confira a evolução do ranking:
Cidade— Ranking– 2009— 2010
Porto Ferreira——— 468—- 589
Descalvado———— 262—- 216
Pirassununga——— 485—- 561
Sta C.Palmeiras—— 400—- 237
Sta R.P.Quatro——- 422—- 306
AVALIAÇÃO
Os municípios foram avaliados com notas que variam de 0 a 100 quanto ao desempenho em dez diretivas que regem o Projeto.
Porto Ferreira obteve 17,77 pontos, ficando na 589ª posição dentre os 614 municípios paulistas avaliados.
Em 2009 Porto Ferreira alcançou a 468ª posição, e o que já era nada honroso, segundo publicações veiculadas a respeito da situação do saneamento em Porto Ferreira, em defesa da concessão de parte dos serviços do SAEF à iniciativa privada, ficou muito pior.
Uma análise das avaliações das diretivas que regem o Projeto Ambiental Estratégico Município Verde mostra que a baixa avaliação obtida por Porto Ferreira, não é somente em decorrência da falta de tratamento de esgoto, como também em relação às outras diretivas: Lixo Mínimo, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho do Meio Ambiente.
Assim, mesmo que o município melhore o seu desempenho em relação ao Esgoto Tratado, com a concessão dos serviços, continuará mal na avaliação global caso não desenvolva ações no sentido alcançar os objetivos propostos no Projeto Município Verde Azul.
O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado.
O Governo do Estado repassou para os municípios R$ 91.347.070,00 em três anos, só em 2010 foram R$ 52.880.000,00, para aquisição de equipamentos para a melhoria da gestão ambiental, como caminhão de coleta seletiva, caminhão compactador e coletor de lixo, centros de triagem de resíduos sólidos, pá carregadeiras, retroescavadeiras, triturador de galhos e triturador de resíduos da construção civil.
Saiba mais em: http://www.ambiente.sp.gov.br/