Um fato curioso nunca registrado em Porto Ferreira. Uma suçuarana de aproximadamente 50 Kg. foi encontrada hoje (14/01) sobre uma árvore num rancho situado na Av. N.Sra. da Aparecida n° 1.355.
O proprietário do rancho, Sr. Pedro Stocco ouviu latidos dos cachorros às 5;30 hs, mas pensou que o motivo dos latidos seria por causa dos gambás ou gatos domésticos, comuns nas imediações do rancho.
Mas a insistência dos cães levou o proprietário do rancho investigar melhor o motivo dos latidos.
Para a surpresa do Sr. Pedro Stocco, uma grande suçuarana estava no alto da árvore, camuflada sob a densa ramagem de uma árvore popularmente conhecida como açoita cavalo.
Houve a mobilização do corpo de bombeiros, polícia florestal, polícia militar, defesa civil, veterinário e outros funcionários municipais para retirar o felídeo do alto da árvore
As tentativas de captura do segundo maior felídeo das Américas com o sopro de dardos de tranquilizantes com zarabatana não foram bem sucedidas.
Por volta das 14:30 sob jatos de água lançado pelos bombeiros, o grande felino desceu da árvore, saltou na água e atravessou rio Mogi Guaçu.
A hipótese mais provável para a presença do animal naquele local é a procura por alimentos, pois nas imediações do rancho existe a presença de muitas capivaras.
A suçuarana (Puma concolor) também já foi vista no Parque Estadual de Porto Ferreira, possui um território muito amplo e caminha pelas propriedades vizinhas.
A presença da Suçuarana em áreas próximas às cidades é motivo de alguns estudos: levantar a população destes animais, conhecer seus hábitos em nossa região e monitorar o deslocamento através de rádio-telemetria.
Caso queira ver a reportagem da eptv clique no site http://eptv.globo.com/noticias/NOT,3,151,331451,Onca+parda+e+encontrada+em+arvore+de+12+metros+de+altura.aspx