Desde que assumiu o Governo de Porto Ferreira, o Prefeito Mauricio Rasi determinou à Administração do SAEF a implantação de um sistema de gestão ambiental, analisando as situações existentes e trabalhando para melhorá-las ou corrigi-las. O Superintendente da Autarquia, Beto Utinetti, vem cumprindo tal determinação, incentivando a execução de todos os trabalhos de cunho ambiental, que são desenvolvidos e executados por servidores da Autarquia.
O técnico em Meio Ambiente, e responsável pela execução dos trabalhos, José Roberto Salla, soube conduzir os projetos de maneira a atingir os objetivos propostos, tanto na área educacional quanto na técnica, sempre voltados à preservação do meio ambiente e melhorias na área de saneamento básico.
Seguindo a proposta de divulgação dos trabalhos ambientais desenvolvidos pela Autarquia Municipal de Água e Esgoto, destacamos o cumprimento do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, assinado em 21 de junho de 2005. Neste acordo, o SAEF se comprometeu a plantar 150 (cento e cinquenta) mudas de árvores nativas em área de preservação permanente, em virtude do impacto ambiental causado pelo desmatamento ocorrido para construção da Estação de Tratamento de Esgoto “Santa Rosa II”, que hoje está em pleno funcionamento.
As mudas também foram plantadas na área que abrigava o NOTT – Núcleo de Oficinas Terapêuticas e do Trabalho, em virtude da degradação da área pela extração de argila. O trabalho teve início em 2006, e foi concluído em 2009, uma vez que foi preciso cumprir etapas, como: adubação, capina, rega, controle de formiga e mato, reposição de mudas mortas, pelo período de dois anos ou até que as mudas atingissem a altura média de dois metros.
SEMANA DA ÁGUA
Neste sábado a Administração Pública encerra as atividades referentes ao dia da água, comemorado no último dia 22. Crianças, jovens e adultos realizarão uma caminhada ecológica, com saída prevista para as 08h00 da frente do prédio do SAEF. Além das ações desenvolvidas pelo Chefe do Setor de Produção de Água, José Roberto Salla, junto às escolas do município, a Autarquia deverá distribuir sementes da planta Crotalária Juncea, utilizada no combate ao mosquito da dengue.
Fonte: assessoria do SAEF