Uma palestra com o tema Lixo Urbano será ministrada hoje, (02/06), a partir das 19h30, no Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro , dentro da programação elaborada pelo Núcleo de Educação Ambiental e Parque Ecológico Henriqueta Libertucci para a Semana do Meio Ambiente, que acontece no período de 30 de maio a 5 de junho.
A palestrante será a professora Regina Teresa Rosim Monteiro, bióloga formada na Unesp-Rio Claro, com mestrado em Genética de Microorganismos pela Unicamp, e PhD em microbiologia pela Universidade St. Andrews, da Escócia. Atualmente, Regina trabalha com Ecotoxicologia e Poluição de Água e Solo, Degradação Biológica de Poluentes no Cena (Centro de Energia Nuclear para a Agricultura), da USP-Piracicaba.
Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente tem por objetivo conscientizar a população e, principalmente, as crianças para os problemas que o homem tem causado à natureza. O Núcleo de Educação Ambiental e o Parque Ecológico Henriqueta Libertucci prepararam várias atividades dentro do evento.
“Nosso tempo está se esgotando. Precisamos nos conscientizar do mal que estamos fazendo ao nosso planeta, a nós mesmos, filhos e netos”, comenta um dos organizadores do evento, Rafael Santos de Oliveira, técnico ambiental coordenador do Núcleo de Educação Ambiental.
Veja a programação da Semana do Meio Ambiente:
– Gincana com alunos da rede pública de ensino no Parque Ecológico Henriqueta Libertucci:
* Provas – Corrida da Coleta Seletiva; quebra cabeça dos animais; certo ou errado nas ações ambientais.
– Barraca de doação de mudas em parceria com empresas privadas:
* Tipo de mudas: arborização urbana e frutífera.
– Distribuição de sementes em vários locais em parceria com o Saef e Parque Estadual:
* Tipo de sementes: Crotalária Juncea (apoia o combate a dengue); Capixingui (espécie nativa).
Resultados esperados:
• Conscientizar a população dos problemas que o homem causa na natureza.
• Forma de minimizar os problemas causados ao meio ambiente.
• Educar crianças e adolescentes com atividades ecológicas.
• Conscientizar a população da importância de árvores na cidade.
• Buscar parcerias tanto com pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, a fim de apoiar o desenvolvimento ecológico da cidade.
Fonte: AECI