A apresentação da Palestra da Dra. Regina Tereza Rosim Monteiro no dia 02 de junho de 2011, no anfiteatro municipal Izaltino Casemiro, que abordou o Tema Lixo Urbano, foi muito oportuna.
No auditório estavam presentes representantes do poder Executivo e Legislativo municipal, alunos, professores, membros do COMPUR e outros cidadãos interessados no tema.
Políticas públicas em nível de estados e municípios envolvendo vários atores da sociedade, como empresas, cidadãos e poder público deverão ser implantadas urgentemente para atender a lei l2.305 de 02 de Agosto de 2010, que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Os municípios que tiverem a coleta seletiva com a participação de cooperativas formadas por catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis de baixa renda, terão acesso aos recursos financeiros da União.
Estamos diante de um grande desafio, pois além da conscientização, deverá haver mudança de comportamento de nossa sociedade, com discussões e ações para atingir os objetivos propostos. Para isso haverá necessidade de um grande investimento em recursos financeiros, humanos e políticos.
A logística reversa também está prevista na lei, ou seja, o fabricante de alguns produtos fica responsável por parte da coleta. Exemplos: pneus, pilhas, baterias, remédios, entre outros.
Porto Ferreira dispõe de um aterro sanitário, porém devido ao grande volume de resíduos ali depositados, sua vida útil diminui a cada dia que passa.
Segundo os levantamentos efetuados, noventa por cento dos resíduos encontrados nos lixões ou aterros sanitários poderiam ter outro destino, com geração de trabalho e renda, além de evitar o acúmulo de grande volume de lixo e a contaminação ambiental.
O texto completo da lei Nº12.305 pode ser consultado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm,