No último dia 22 de junho, o Superintendente do SAEF, Beto Utinetti, e o Prefeito Mauricio Rasi entregaram a segunda estação de tratamento de esgoto de Porto Ferreira. A Estação de Tratamento de Esgoto “Fazendinha” está localizada na Rodovia Municipal Marcolino Reducino, e foi construída através de um financiamento junto à Caixa Econômica Federal. O valor do empreendimento ultrapassou a casa dos R$5.500.000,00 (cinco milhões e quinhentos mil reais).
A cerimônia de inauguração da nova E.T.E contou com um número expressivo de pessoas, entre elas funcionários da Autarquia e da Prefeitura; vereadores; Diretores Municipais; do Prefeito Maurício Rasi; da Primeira Dama Viviane Santana Rasi, mas principalmente de alguns cidadãos.
A Estação, que terá capacidade de tratamento de esgoto para aproximadamente 25.000 (vinte e cinco mil) habitantes, nesta primeira etapa, surpreendeu pela grandiosidade das estruturas. Como a maioria das pessoas não costuma passar diariamente por aquela rodovia, foi grande a surpresa ao ver a construção finalizada.
Mas mesmo com a finalização desta etapa da obra, o tratamento dos efluentes líquidos domésticos, daquela área da cidade, não será imediatamente iniciado pelo SAEF.
Os motivos que levarão o Serviço de Água e Esgoto de Porto Ferreira adiar o tratamento de esgoto na E.T.E “Fazendinha” são: inexistência de emissários que levarão os efluentes até a estação e alto custo para sua operação.
O Município espera melhorar e ampliar as atividades desenvolvidas pelo SAEF. “Com a concessão poderemos garantir cem por cento de água e esgoto tratados a toda população ferreirense” afirmou o Superintendente do SAEF, Beto Utinetti.
A Autarquia já iniciou o tratamento do esgoto dos bairros Santa Rosa I e II, Jardim Aeroporto, Parque dos Laranjais e adjacências, em dezembro de 2010.
Fonte: SAEF