A Foz do Brasil apresentou na última sexta-feira o seu programa de coleta de óleo comestível usado, no 3º ENA – Encontro Nacional das Águas que teve como tema “Inovação Coorporativa: superando desafios e garantindo a sustentabilidade dos serviços”.
A apresentação abordou a implantação do programa em três cidades onde a concessionária opera, em Limeira, Rio Claro e Santa Gertrudes. Nessas duas últimas o programa Olho Vivo- Água e Óleo não se Misturam tem conseguido bons resultados para o meio ambiente.
Em Rio Claro onde o projeto foi firmado em parceria com a empresa Planeta Azul e Secretaria Municipal de Educação, mais de 34 mil litros de óleo já foram recolhidos desde a sua implantação em 2009. Até o final do primeiro semestre deste ano, 138 estabelecimentos de ensino já haviam recebido a palestra da Foz do Brasil.
Em Limeira o programa Rio Limpo Começa em Casa foi reestruturado e hoje conta com 35 pontos de coleta de óleo distribuídos pela cidade em escolas municipais, estaduais, empresas e instituições, o que facilita a participação da população para levar o resíduo a um desses locais.
Mais de 60 experiências de sucesso no saneamento brasileiro foram demonstrados no 3° ENA pela iniciativa privada envolvendo temas como o estímulo à pesquisa, gerenciamento de consumo e controle de perdas de água, produção de biogás a partir do esgoto, dessalinização, programas sociais, capacitação profissional, entre outros. Além da experiência nas cidades da região de Limeira, a Foz do Brasil apresentou projetos aplicados em sua unidade na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.
O evento, que marca os 10 anos do Sindcon (Sindicato Nacional de Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgotos), visa, também em sua terceira edição, firmar um convênio com a Ecóleo (Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível) e Bióleo, programa desenvolvido pelo Instituto PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais), cujo objetivo é reciclar o óleo de cozinha usado para ser transformado em biodiesel e difundi-lo para as concessionárias associadas.
Foz do Brasil
A Foz do Brasil, empresa de engenharia ambiental da Organização Odebrecht, é a empresa que está tornando-se responsável pelos serviços de saneamento básico em Porto Ferreira.
O contrato de concessão plena foi assinado entre a concessionária e a Prefeitura de Porto Ferreira, no inicio agosto de 2011 e a fase de transição já está em pleno andamento.
Fonte: TV Claret e arquivos do site