Há algum tempo, várias pessoas têm relatado a presença de um pequeno bando de araras em vários pontos do perímetro urbano de nosso município.
A última informação foi obtida, através da professora da Cooperativa Educacional Ferreirense – COEFE Nelma Marin Corolin, que junto com os alunos e outros funcionários puderam ver as araras quando repousavam em cima da caixa-d’água da Unidade Escolar próxima ao Jardim Aeroporto.
Foi muita sorte poder encontrar o bando das araras hoje de manhã (Domingo, 11.09.2011) e ainda aproveitar o momento para fazer o registro fotográfico enquanto as 03 aves se alimentavam das sementes de uma árvore conhecida como chapéu-de-sol ou amendoeira (Terminalia catappa).
As araras não se incomodaram com a presença dos moradores e transeuntes curiosos, que também aproveitavam para fotografar e apreciar a beleza desta ave incomum em nossa região.
Apesar da mansidão, tudo indica que estas aves não foram soltas de cativeiro, tendo em vista a habilidade do vôo e capacidade de buscar alimento.
É possível que o bando de Ara ararauna tenha migrado de outra região, que sofreu alterações em seu habitat natural.
Junto com a satisfação em poder apreciar estas jóias da natureza, surge também uma preocupação. Esta espécie é ameaçada pelo contrabando e comércio ilegal de aves, pois acabam sendo compradas como animal de estimação e criadas em cativeiro.
A caça e manutenção de animais silvestres em cativeiro também são considerados crime ambiental de acordo com a Lei n°.9605 de 12 de Fevereiro de 1998.
Ajude a preservar a fauna silvestre. Em nossa região, as denúncias podem ser feitas através do Tel. (19) 3582-2815 – Batalhão de Santa Rita do Passa Quatro.
Mais informações sobre a Arara Canindé podem ser obtidas acessando:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arara-de-barriga-amarela