A Foz do Brasil, empresa de engenharia ambiental da Organização Odebrecht, participa da 9ª edição da Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – Fitabes 2011 –, maior evento do segmento, que reúne as principais companhias do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos.
A feira, que acontece entre os dias 25 e 28 de setembro, no centro de eventos Fiergs, em Porto Alegre, é o ponto de encontro de gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental, acadêmicos e pesquisadores, fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor. O objetivo da empresa é mostrar a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para se alcançar a almejada universalização dos serviços de saneamento no país.
A Foz do Brasil é parceira das companhias estaduais Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Embasa (Empresa Baiana de Água e Esgoto) e Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento); e também das prefeituras de São Paulo, Rio Claro, Limeira, Mauá, Mairinque, Santa Gertrudes e Porto Ferreira, em São Paulo; Cachoeiro de Itapemirim (ES); Rio das Ostras (RJ); Blumenau (SC); e Uruguaiana (RS).
Os visitantes do evento poderão conferir os exemplos da atuação da Foz do Brasil em um estande de 115 m² com painéis expositivos e interativos que trazem informações sobre os projetos operados pela empresa, que hoje beneficiam diretamente cerca de 5 milhões de pessoas, em seis estados brasileiros.
Durante o encontro, a Foz do Brasil vai apresentar algumas experiências de sucesso nesta área, com destaque para os trabalhos desenvolvidos em parceria com as companhias estaduais e as concessões de Limeira e Cachoeiro de Itapemirim, cidades que apresentam índices de saneamento bastante superiores à média nacional.
A empresa da Odebrecht, que tem participação acionária do FI FGTS, também vai destacar o trabalho desenvolvido em Uruguaiana, município gaúcho da fronteira Oeste. Em pouco mais de dois meses, desde que a empresa passou a investir e operar os serviços na cidade, melhorias significativas já são notadas pela população, entre elas o início das obras para construir a infraestrutura dos esgotos e a redução da tarifa de todos os moradores. Hoje, somente 20% da população contam com coleta de esgoto, dos quais apenas 8% recebem tratamento. O objetivo da Foz é investir R$ 170 milhões para reverter essa situação em até cinco anos, estendendo a coleta e o tratamento para 100% da população.
A edição anterior, realizada em 2009, em Recife (PE), recebeu cerca de 8 mil visitantes. A expectativa dos organizadores é que 9 mil pessoas participem da edição deste ano.
Congresso
Paralelamente a Fitabes 2011, acontece o 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O evento apresentará palestras, debates, painéis e mesas-redondas, com a exposição de diversos temas relacionados ao saneamento básico e sustentabilidade. Além da participação como expositor na Feira, três representantes da Foz do Brasil estão entre os palestrantes: o vice-presidente, Newton Lima Azevedo; o diretor de Engenharia, Renato Medeiros; e o diretor de Mercado, Fernando Mangabeira.
“A Fitabes é uma excelente oportunidade para que empresas e governo conheçam o que existe de mais avançado em termos de saneamento”, destaca Azevedo, que também é vice-presidente da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base. “A Foz do Brasil acredita que somente com a sinergia entre o poder público e a iniciativa privada poderemos acelerar a universalização do saneamento no Brasil, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas que ainda não têm acesso a estes serviços básicos”, completa Mangabeira.
Sobre a Foz do Brasil
Criada em 2008, a Foz do Brasil tem como objetivo investir na realização de projetos ambientais com foco em três segmentos: Água – concessões públicas de saneamento básico; Indústria – terceirização de Centrais de Utilidades; e Ambiental – diagnóstico e remediação de áreas contaminadas, monitoramento de águas superficiais e subterrâneas, e valorização energética dos resíduos sólidos urbanos.
A Foz do Brasil, que tem participação acionária do FI FGTS, opera projetos que garantem a melhoria da qualidade de vida 5 milhões de pessoas e o desenvolvimento de empresas que têm a sustentabilidade na base das suas ações. Para mais informações sobre a empresa Foz do Brasil acesse www.fozdobrasil.com.br.
Fonte: http://www.fozdobrasil.com.br/
Informações para a imprensa – CDN:
Luiz Pedrosa – luiz.pedrosa@cdn.com.br e
Elton Frederick – elton.frederick@cdn.com.br