O Tiê-sangue, Ramphocelus bresilius, é considerado comum na faixa litorânea desde Santa Catarina até a Paraíba, no entanto é considerado raro nas áreas do interior, pois ainda não consta nos levantamentos das espécies de aves de nossa região.
Esta espécie é muito admirada pelos observadores de aves pela coloração vermelho-intensa que os machos possuem. A fêmea se diferencia do macho, que possui plumagem menos vistosa de cor parda na partes superiores e marrom-avermelhada nas inferiores.
A dieta do tié-sangue é constituída principalmente de frutas, principalmente os da embaúba, muito comum em áreas úmidas. Em época de reprodução, quando há maior necessidade de proteínas, buscam também larvas e insetos.
A reprodução ocorre na primavera e verão, quando a fêmea coloca de dois a três ovos verde-azulados e ninhos feitos com fibras que encontram na natureza.
A presença da maioria das dezenas de espécies de aves já encontradas no perímetro urbano está intimamente ligada às Áreas de Preservação Permanente que possuem uma importante função ambiental ligada principalmente à proteção dos recursos hídricos, da paisagem, estabilidade geológica e dos solos, além de amenizar a temperatura das áreas adjacentes e promover o bem estar da sociedade.
Em razão do registro fotográfico feito em Porto Ferreira ter sido realizado a distância, inserimos uma imagem da ave do Wikipedia, para melhor visualização de suas caraterísticas.
Fonte de consulta: Wikiaves