O Núcleo de Educação Ambiental Verde É Vida, inaugurado em 2008, tem como um dos objetivos instruir alunos da Rede Municipal de Ensino sobre cuidados com o Meio Ambiente.
O Núcleo Verde É Vida, vinculado à Divisão de Meio Ambiente, subordinada ao Departamento de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, é também um dos pontos de coleta de lixo eletrônico. Podemos classificar como lixo eletrônico equipamentos como computadores, celulares, baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes, televisores, fornos de micro-ondas, vídeo cassetes, aparelhos de DVD, etc.
Em parceria com o Departamento de Educação, semanalmente, o espaço atende cerca de 60 alunos, desenvolvendo atividades como: histórias ambientais e culturais, cantos e contos, atividades práticas como pinturas, desenhos para colorir e até o plantio de árvores.
Nas últimas semanas, em comemoração à Páscoa e ao Dia do Índio, atividades como a caça ao chocolate e a confecção de cocares de índio foram desenvolvidas com as crianças das Emeis. “O contato direto com a natureza e com nossa cultura, do modo como estamos trabalhando, contando histórias no chão do bosque, faz com que o interesse pelo meio ambiente seja despertado de forma natural, entendo a importância que ele tem em nossas vidas e nas vidas futuras”, comenta Daniel Dutra, responsável pela Educação Ambiental do Núcleo Verde É Vida.
O horário de funcionamento do Núcleo Verde É Vida é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, localizado à avenida Júlio de Oliveira Dorta, antigo matadouro municipal.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal