Há vários anos os tuiuiús, cabeças-sêca e colhereiros, aves migratórias típicas do pantanal mato-grossense são observadas em nossa região.
O tuiuiú (Jabiru mycteria), cabeça-sêca (Mycteria americana) e o colhereiro (Platalea ajaja) são aves pernaltas de grande porte que ocorrem desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina, sempre próximas ao ambiente aquático.
No Brasil, elas podem ser encontradas em todos os estados, mas é na região do Pantanal Mato-grossense que se encontram as maiores populações destas aves.
A migração é regional e ocorre em algumas épocas do ano, em função do regime de chuvas. Quando o período de estiagem se aproxima, as áreas alagadiças ficam com baixo nível de água, proporcionando assim, condições para que estas aves pernaltas de bico longo capturem pequenos peixes, anfíbios, moluscos e crustáceos. Este fenômeno está ocorrendo atualmente nas lagoas ribeirinhas do Rio Mogi Guaçu.
O status de conservação destas espécies é pouco preocupante segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), mas no Estado de São Paulo, o cabeça-sêca (Mycteria americana) e o tuiuiú (Jabiru mycteria) constam na listagem do livro vermelho das espécies ameaçadas.
Crédito das fotos: Sérgio Aparecido Antonini e Ernesto Pedro Dickfeldt