O Departamento de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio ambiente, por meio da Divisão de Meio Ambiente, irá comemorar nos dias 4, 5 e 6 de junho (segunda a quarta-feira) a Semana do Meio Ambiente, que contará com atividades voltadas à preservação ambiental.
Em parceria com o Departamento de Educação, a Divisão de Meio Ambiente recebe semanalmente no “Núcleo de Educação Ambiental Verde É Vida” alunos das Emeis do município para trabalhos com temas voltados na área de Educação Ambiental, como preservação dos recursos naturais, flora, fauna, sustentabilidade e reciclagem. Tudo isso por meio de jogos, contos, músicas, histórias, desenhos para colorir, plantio de sementes, dentre outras atividades que possam despertar o interesse e respeito à natureza.
“Durante a semana, as crianças que frequentarem o Núcleo farão cartazes com temas voltados ao meio ambiente, que serão expostos na semana do Dia da Árvore (21 de setembro), juntamente com os outros trabalhos realizados no Núcleo Verde É Vida durante o ano de 2012”, comenta um dos organizadores do evento, Daniel Dutra, graduando em Engenharia Ambiental e assessor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento.
Os outros organizadores são o engenheiro agrônomo José Eduardo Bonilha Ribeiro, coordenador do Parque Henriqueta Libertucci; Elisângela G. de Lucca G. da Silva, analista ambiental e coordenadora do Núcleo Verde É Vida; Ana Carolina de Lima, estagiária, e Sérgio Antonini, geólogo e chefe da Divisão de Meio Ambiente. Os órgãos são integrantes do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento, dirigido por Rogério Carlino.
A semana contará também com uma barraca, montada no dia 5 de junho, na praça Cornélio Procópio (Matriz), em frente ao Departamento de Planejamento, onde será realizada a doação de mudas de árvores urbanas, sementes de Crotalária Juncea (que auxilia no combate ao mosquito da dengue), e orientar as pessoas sobre a importância de ter uma árvore em frente a sua residência e como conservá-la. A doação de mudas também será realizada no Parque Henriqueta Libertucci no dia 5.
O esperado é que, por intermédio de atividades como essas, se possa conscientizar a população de que grande parte dos problemas enfrentados na área ambiental estão diretamente ligados às ações que com o passar dos tempos o homem fez no mundo. “Está mais do que na hora de consertarmos os ‘erros’ de nossos antepassados com pequenas atitudes que através da coletividade passam a ser imensos aliados na conservação de nosso meio”, completa Dutra.
Fonte: AECI da Prefeitura de Porto Ferreira