Considerado símbolo do país desde a época do descobrimento, o Pau-brasil está na lista de espécies ameaçadas de extinção.
Com objetivo de adotar ações para preservar a espécie, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou o Programa Nacional de Preservação do Pau-brasil. A ação vai incentivar o plantio e cultivo sustentável da árvore.
Serviço
Pau-Brasil: Caesalpinia echinata Lam.
Sinonímias: Caesalpinia obliqua Vogel
Família: Fabaceae
Nomes comuns: ibirapitanga, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco.
Floração: de setembro a outubro.
Frutificação: novembro a janeiro.
Fitofisionomia: Floresta Pluvial Atlântica.
Características gerais:
O Pau-brasil foi assim batizado em razão da cor de sua madeira, cor de brasa (brasil). A árvore é de grande porte e é bem característica da Mata Atlântica. O tronco é escamado e com alguns espinhos. As folhas, compostas, têm coloração verde-escura, o que contrasta com a beleza das singelas flores amarelo-clara.
A sua madeira já foi bastante utilizada na construção civil e de seu lenho era extraída uma substância corante chamada “brasileína”, utilizada para tingir tecidos e também para a fabricação de tinta de escrever.
Hoje em dia, é utilizada para a fabricação de arcos de violino. Os frutos são vagens espinhentas que se abrem espontaneamente na época de maturação.
Fonte: www.agrosoft.org.br , Agência Brasil e http://www.arvoresdf.com.br