No dia 26 de janeiro acontece a 19ª descida de boia entre a Cachoeira de Emas a Porto Ferreira, o passeio foi iniciativa da organização não governamental “Viva Mogi”, de Cachoeira de Emas em 1994, posteriormente com a adesão da Associação dos Canoeiros do Rio Mogi Guaçu de Porto Ferreira, onde procurou divulgar através da imprensa o evento, cujo objetivo principal é a valorização e a preservação do nosso Rio Mogi.
Vale lembrar que no primeiro ano, teve a participação de 15 pessoas do grupo “Viva Mogi”, liderado por Ricardo Torres, chegando à Área de Lazer João Ferreira, movimento este que incentivou a formação de uma entidade voltada a preservação do Rio Mogi Guaçu, fundando então, a Associação dos Canoeiros do Rio Mogi Guaçu de Porto Ferreira.
Passados 19 anos, de 15 (quinze) participantes iniciais, hoje participam mais de 1.000 (mil), pessoas, considerando que o evento, além conotação ecológica, passou a ser também turística, de lazer, e de diversão, inclusive sendo denominando de Boia Cross.
A descida de boias tem o apoio da Associação dos Canoeiros do Rio Mogi-Guaçu – Porto Ferreira, e alerta para que os participantes do evento é preciso, antes de tudo, saber nadar. E, mesmo sabendo, será obrigatório o uso do colete salva vidas e capacete tipo bike. A boia não pode estar muito cheia para não estourar ao esbarrar em galhos. Devem, também, por razões de segurança, estar amarrada ao braço por uma corda ou cordelete, para que não se perca nas corredeiras.
Recomenda que os participantes não desçam o rio em boias presas umas as outras. Como a vazão do Rio Mogi quase dobra nessa época do ano, a passagem das boias e embarcações pelas colunas que sustentam a nova ponte de Cachoeira de Emas torna-se muito perigosa. Quaisquer obstáculos – galhos secos, raízes, etc. – em meio à força das corredeiras, coloca em risco a vida das pessoas.
Dicas importantes
Todo praticante da descida de bóia deve estar consciente de que não se pode jogar qualquer tipo de lixo no rio. Mas, é sempre bom lembrar, que latinhas e garrafas de bebidas, copos, bitucas e embalagens de cigarro, tapinhas de garrafa, espetos de churrascos, frascos de protetor solar e outros detritos produzidos durante o Passeio Ecológico devem ser colocados em sacolas presos as bóias ou dentro das canoas que estarão acompanhando a descida. Em Porto Ferreira, o lixo acumulado nesses recipientes será depositado nas lixeiras da Associação dos Canoeiros do Rio Mogi-Guaçu.
PROTETOR SOLAR – Pela intensa exposição ao sol, recomenda-se o uso de protetor solar, inclusive labial, óculos escuros, chapéu e cantil com água. Os organizadores também alertam quanto ao consumo em excesso de bebidas alcoólicas antes e durante a descida. Uma festa tão bonita como essa não pode acabar em tragédia.
Saída de Porto Ferreira
A concentração será às 6h30 na Área de Lazer de Porto Ferreira para saída via rio ou transporte coletivo para a Cachoeira de Emas.
Aguarde outras notícias sobre o evento.